segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

LANCHE SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS



Adeus ao Junk Food! Com a recente aprovação da lei da “Cantina Saudável”, em Campo Grande/MS, acontecerá uma mudança necessária que irá contribuir e muito para a saúde, crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Um alívio para os (as) nutricionistas e pais. O momento requer informação adequada para que se possa concretizar e fixar esta mudança.  O grande desafio é oferecer alimentos que sejam atrativos, saborosos e nutricionalmente adequados aos estudantes. A boa notícia é que é possível unir prazer alimentar e alimentos saudáveis.  Quer algumas dicas? Vamos lá:



1.A apresentação do lanche deve ser atrativa, invista em embalagens, lancheiras, copos térmicos e talheres divertidos, assim a criança vai se sentir estimulada à comer.
2.Varie o lanche, nunca repita o cardápio na mesma semana.
3.A composição do lanche pode ser assim: 1 bebida, 1 fruta, 1 alimento salgado.
4. As bebidas: iogurte, leite fermentado, suco natural de frutas, leite com achocolatado (caseiro) ou com café descafeínado.
5.Frutas: frutas secas, saladinha de frutas ou ½  fruta. Mande sempre frutas picadinhas. E no caso da maçã e banana, regue com suco de limão para não escurecer. Prefira as frutas orgânicas ou retire a casca para consumo.
6.Alimento salgado: você pode montar sanduíches com pão integral, bisnaguinha integral, e utilizar para o recheio: ricota temperada, queijo e presunto magro, requeijão, etc.
7.Se quiser faça salgados em casa e congele. Na hora de preparar coloque metade de farinha branca e metade de farinha integral. Você ainda pode adicionar sementes de gergelim, linhaça, etc. Daí é só montar: enroladinho de queijo e presunto magro com tomate, cachorro-quente assado com salsicha de peru e/ou frango, hambúrguer assado, etc.
8. Nozes, castanhas, amendoins, avelãs, macadâmias e outras oleaginoas também são uma ótima opção para complementar o lanche.
9.Prefira sempre os alimentos direcionados ao público infantil. Salsicha de peru sem conservantes é um exemplo desta escolha.
10. Aqui no blog você encontra a receita de Hambúrguer Saudável... As crianças adoram, você pode rechear um pão de batata com ele e assar.
11. Evite mandar muitos alimentos industrializados... Estimule seu filho(a) a experimentar.

12.Dê o exemplo. Se em casa ele pode tomar refrigerante todos os dias, seu filho (a) não vai entender o motivo de não tomar na escola.
13.Se a escola disponibilizar freezer você ainda pode fazer diferentes tipos de sucos e vitaminas, acondicionar em embalagens para “geladinho” ou “sorvetinho” e mandar de lanche.
14.Chocolate meio amargo com castanhas também está liberado.
15.Nunca coloque alimentos em grande quantidade na lancheira. Lembre-se que é apenas um lanche e o que importa é variedade e não quantidade.
16. Pão de queijo e cookies integrais também são uma boa opção.
17.Peça para a professora anotar na agenda como seu filho (a) comeu. Caso contrário você não saberá se o lanche que está enviando está sendo ingerido ou jogado no lixo, ou ainda trocado com o colega.
Toda mudança no primeiro momento parece muito complicada, porém após adaptação o processo se torna simples. Lembre-se que esta mudança vai contribuir não somente com a alimentação escolar, mas também com uma boa formação do hábito alimentar. Invista na alimentação do seu filho (a) e ganhe como retorno saúde e bem-estar de toda família. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário